Caminhos do Sul

"Para conhecer a si mesmo é preciso, antes, conhecer o seu povo"

terça-feira, 9 de junho de 2009

Um pedaço da Polônia em solo brasileiro

Por: Eliza Maliszewski


Dom Feliciano está localizado na Região Centro Sul, distante 171 km da capital. Está a 154 metros acima do nível do mar, integrante da bacia hidrográfica do Rio Camaquã e tem uma população estimada em 14 mil habitantes. Foi emancipado em 9 de dezembro de 1963 de Encruzilhada do Sul, anexando áreas de São Jerônimo e Camaquã. A concentração está no interior, com cerca de 80 % da população residindo na área. A subsistência é baseada na agricultura sendo praticado, em larga escala, o plantio do tabaco e em menor os hortifrutigrangeiros e bacia leiteira.

Vista do centro da cidade
Foto: Casa da Cultura

A cultura polonesa é uma tradição mantida na cidade. Transmitida de geração em geração se mantêm até os dias de hoje. Na Casa de Cultura do Imigrante Polonês é possível encontrar vestes, utensílios, mobília e a história dos imigrantes que vieram em 1892. A religiosidade é notável nos monumentos como a Cruz do Imigrante, que é como um mirante sobre a cidade, e o Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa.


Cruz do Imigrante
Foto: Eliza Maliszewski

São realizados casamentos tradicionais, comidas como czarnina (sopa parda de pato), kiełbasa (linguiça), zrazy (bolinho de carne), pierogi (pastel de nata) e eventos como powieczorek (café da tarde) e kolacja (janta), que reúnem a população.


Czarnina - feita de sangue de pato, ganso ou marreco e acompanhada de macarrão e batata-doce
Foto: Blog Santa Paula


Você conhece Dom Feliciano?



Fotos: Eliza Maliszewski

Nenhum comentário:

Postar um comentário