Caminhos do Sul

"Para conhecer a si mesmo é preciso, antes, conhecer o seu povo"

terça-feira, 28 de abril de 2009

Passo do Sobrado inaugura agroindústria


Coordenadora Márcia e as diversas conservas produzidas
Foto: Luiz Helfer/ ag. Assmann


Por: Eliza Maliszewski e Renate Melgar

O município de Passo do Sobrado inaugurou, na manhã do dia 27 de abril, a agroindústria do Grupo das Mulheres Guerreiras. Na ocasião, a presidente do grupo Márcia Moraes recordou a trajetória percorrida e as dificuldades superadas até o momento da inauguração. A solenidade contou com a presença de lideranças políticas, representantes de entidades agrícolas e cerca de 100 pessoas da comunidade.

Entre as autoridades que se pronunciaram, o coordenador da área de agroindústrias da Emater, Nilo Cortez, destacou-se pelo tom descontraído de seu discurso. Cortez brincou com a cor do uniforme das mulheres do grupo, arrancando risadas do público: “Vocês estão de verde, como o estágio atual da agroindústria. Isso é o início, pois ainda terão de amadurecer”, disse.

A agroindústria é formada por 17 famílias da localidade de Rincão de Nossa Senhora, área rural do município, e produz conservas doces e salgados, além de geléias e schimier, com assistência da Emater/Ascar-RS . Foram investidos na construção 64 mil reais, sendo que 54 mil provenientes do MDA e 10 mil da Prefeitura. O empreendimento é apresentado como uma alternativa aos pequenos agricultores que têm sua fonte de renda baseada apenas no tabaco.


Saiba mais sobre o município de Passo do Sobrado.

Fonte: Famurs - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul